Sobre

12092015_400Dado que abandonei o Facebook, criei este Blogue onde pretendo, sempre que o tempo o permita, elaborar uma cronologia dos acontecimentos diários da Família, nomeadamente sobre os problemas de saúde da Tina e da Vera.

É certo que esta situação não “nasceu” agora, mas já existe há mais de um ano. Contudo, nos últimos meses, os sintomas vêm-se agravando e isso fez despertar a minha intenção de relatar e dar a conhecer os factos e situações destas patologias que não têm cura e que não tendo ajuda exterior, é ao cuidador que compete cuidar do seu familiar mesmo que isso implique uma radical mudança de vida e um desgaste psicológico inimaginável.

Sou um ex-combatente da guerra colonial, estive quase dois anos no teatro de operações em pleno mato, debaixo de fogo cerrado do IN, mas comparado com a situação que vivi, enquanto cuidador de minha esposa, a guerra era um paraíso…

Porque na guerra, tinha uma arma e munições para me defender, tinha os meus camaradas em entre-ajuda cerrada e aqui não tenho nenhuma arma nem qualquer tipo de ajuda psicológica, financeira ou outra, dado que até me negaram uma verba de pouco mais de € 80,00 como cuidador, não para ir para os copos, mas para ajuda na aquisição de medicamentos.

Porque além da demência de Alzheimer, minha esposa sofria de D.P.O.C. (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), problemas cardíacos e hipotiroidismo. Nada fácil mesmo!

0-assinatura
e-mail: fgfragom@gmail.com